segunda-feira, 11 de abril de 2011

Harmonia, Melodia e Ritmo


  HARMONIA

   Harmonia é a parte da música que estuda a combinação dos sons. Em outras palavras, a harmonia é a parte da música que estuda os acordes, passagens entre os acordes, enfim, estuda a melhor harmonização para uma música. 
   Vale lembrar que, a cada estilo de música o tipo de harmonia difere, ou seja, com acordes usado em bossa nova, não ficaria legal em música eletrônica. Enfim, cada estilo de música requer sua técnica e sua harmonização específica, tornando e dando vida ao estilo ao qual se quer interpletar.
   Veja essa harmonia abaixo:
Am7(9) F#m7(5b) F7+ E7(5#)
   Essa harmonia foi armada pra uma música em estilo Jazz, ou eletronics.
   Agora veja essa outra harmonia abaixo:
Am9 Bb7+ Dm6/B E7(9b) Am9
  Essa harmonia já foi armada para uma bossa nova.
Isso por que alguns acordes pedem para usar uma reprodução mais lenta, e outros já pedem uma reprodução mais ritmica. Pode não fazer muita diferença, mas a execução dos acordes certos nos seus estilos certos, é a chave para uma excelente representação de sua interpletação.

  MELODIA
   Melodia é a parte da música que estuda a sequência dos sons. Em outras palavras podemos dizer que melodia é a parte "cantada" da música. Porém melodia também é o som final reproduzido pela sequência de acordes. Como expliquei acima, cada estilo de música pede sua harmonização específica, daí a melodia nasce. Muitas vezes mesmo sem letra ou solo, a harmonia forma uma melodia muito bacana.
Veja essa grande sequencia de acordes.
Dm7(9)  Gm7(9)  Dm7(9)  Fm7(9) 2x
Bb7+ Am7 Bb7+ Am7 Cm7 Eb/F Ebº/B Bb7+ Am7 Dm7(9) Eb7+ A7
(direitos reservados sobre a autoria da harmonia)
  Essa harmonia foi idealizada na forma de ballada, no violão o "abafe" é primorgial para o enriquecimento da harmonia. Enfim, nessa harmonia acima, não tem "solo" ou parte "cantada" mas por si só essa harmonia forma uma linda melodia.

   RITMO
   Ritmo é a parte da música que estuda a velocidade, contagem, e padronização do tempo da música. Muita gente acha que ritmo é a batida da bateria, mas não, ritmo é a marcação do tempo da música. O ritmo usa dos seguintes valores e temas para se basear e montar uma velocidade.
Compasso e BPM (batidas por minuto)
Sobre compasso temos um tópico explicando acerca disso (dê uma olhada lá).
BPM são a batida por minuto que a música terá, quanto maior os BPMs mais rápida será a música, porém, dependendo do estilo a música "aparenterá" ser lenta mesmo em 150 BPM, assim como em estilo a 70 BPM parecerá ser rápida, cada estilo tem sua marcação própria para sua execução. (Daí a importancia de conhecer os estilos)
  A bateria que muitas pessoas acham que é o ritmo da música, na verdade faz o estilo, o ritmo da música em geral estará sendo marcado pelas batidas no Timbal, e em grandes gravações é usado um marcador de tempo eletrônico chamado Metrônomo, geralmente os teclados e pedaleiras de guitarra vêm com essa função, sem contar inúmeros softwares que também fazem essa marcação.

  Tendo, harmonia, melodia e ritmo, nossa música será perfeita, então observe cada detalhe na execução de sua interpletação, pois são os detalhes que tornam a música mais perfeita e de boa sonoridade.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, seu comentário foi removido devido as palavras de baixo escalão e que não irão trazer nenhuma somatória ao assunto!

    ResponderExcluir
  3. Melodia é a parte da música que estuda a sequência dos sons. Em outras palavras podemos dizer que melodia é a parte "cantada" da música. Porém melodia também é o som final reproduzido pela sequência de acordes.
    Muito interessante esta definição dual de harmonia. Talvez seja a junção destas duas definições, para a formação de um todo... pois a melodia "cantada" não faz sentido se não for (bem)encaixada neste som final produzido pela sequência de acordes nem o contrário faz sentido, ficaria como se estivesse faltando algo...

    ResponderExcluir
  4. Refletindo um pouco mais, estava chegando a conclusão que a junção dessas duas melodias seria a música. No comentário acima troquei uma palavra: "Muito interessante esta definição dual de melodia" seria o certo.

    ResponderExcluir
  5. e o funk? falta o que ali pra ser musica? fica soh o "tun ta tun tun tak" ...eh uma musica?

    ResponderExcluir
  6. SIte Ruim Nao explica nada

    ResponderExcluir
  7. PARA VEI O SITE E DELE ELE FAZ O Q ELE QUISER!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do site me ajudou mt

    ResponderExcluir
  9. gostei muito do site mim ensinou bastante....

    ResponderExcluir
  10. Bem explicado, me ajudou muito Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Gostei me ajudou muito.tudo muito bem explicado e com varios exemplos..

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou bastante.
    Entendi tudo.

    ResponderExcluir

Anúncio

ESSE BLOG SERÁ DESATIVADO. NOSSO NOVO ENDEREÇO ESTÁ EM clique aqui ACESSEM!!

VISITEM...

Quer saber mais sobre a palavra de Deus?

Saiba quais são as verdadeiras vontades de Deus. Votem nas Enquetes, deixe seu pedido de oração e aproveitem bastante tudo o que foi colocado e postado no Blog da Palavra de Deus.

Basta clicar na imagem abaixo e vá ao site

CULTO ON LINE

TODO DOMINGO AS 19h30min
CULTO DO MINISTÉRIO DE ORAÇÃO ABRIGO DE DEUS
______________________________________________________________________________________________
CULTO ON LINE PELA LIVESTREAM. AGORA TEMOS NOSSO PRÓPRIO CANAL. ASSISTAM, CONVIDEM PESSOAS PARA ASSISTIR, DEIXE DEUS ENTRAR EM SEU LAR PELA PORTA DA INTERNET.

CULTO DO DOMINGO QUE PASSOU...

cultomoad on livestream.com. Broadcast Live Free

Notícias

Loading...

Número de visitantes!

Seguidores

Qual instrumento você toca?

O que você procura na Web?

Carregando...

Blogs Abençoados!!!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Daniel, um simples rapaz com grandes almejos e objetivos